Qual o seu cabelo

É importante saber qual o seu tipo de cabelo para usar os produtos mais adequados, otimizando os resultados e mantendo-o perfeito.

Os cabelos podem ser lisos, ondulados, cacheados ou crespos, no entanto, em cada classificação há variações quanto à espessura, volume e brilho dos fios .

Confira abaixo qual o seu tipo de cabelo:

Loiro, com luzes ou grisalho

Os cabelos claros podem ficar amarelados com o tempo, pois tendem a absorver certas substâncias químicas e minerais presentes na água, que acabam dando um efeito de “oxidação” nos fios. Para isso, são indicados, ao menos uma vez por semana, produtos de base violeta, já que a cor roxa neutraliza esses pigmentos amarelados, anulando-os e deixando os fios mais brilhantes.

Também é uma boa ideia trocá-los por um shampoo para cabelos normais duas vezes por semana, para evitar que o cabelo fique com um tom azulado.

Produto indicado: Linha Ilumina Matizador

Secos ou Ressecados

Esse tipo de cabelo demanda uma certa atenção de quem o possui. A sua principal característica é a de ter um aspecto áspero ao toque, com pontas espigadas e quebradiças. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida pelo couro cabeludo não é suficiente para deixar chegar às pontas e deixar o comprimento dos fios devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis desembaraçar; frágeis e sem brilho. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade.

Hidratação: A hidratação pode ser feita uma vez por semana para manter a lubrificação dos fios.

Receita caseira: Abacate e leite de coco

  • Bata no liquidificador meio abacate e acrescente ½ xícara de leite de coco.
  • Passe a mistura nos cabelos e deixe agir por 20 minutos.
  • Lave normalmente.

Produto indicado: Linha Reparação da Fibra 

Quimicamente Tratado

Para recuperar o cabelo quimicamente tratado, hidratação nunca é demais. É preciso fazer todas as reposições necessárias de nutrientes perdidos, para que ele não vá ressecando e perdendo a vitalidade com o tempo.

– Use shampoo com pH neutro e sem corante. Você pode usar também shampoos para cabelos tingidos, com química ou relaxamento, feitos para não retirar a pigmentação dos fios e mais nutritivos. Procure seguir a mesma linha de tratamento quando for escolher o condicionador.

– Antes de secar os cabelos com secador, não esqueça de proteger os fios com um leave-in (sem enxágue) com proteção térmica: isso vai evitar que o produto da escova progressiva ou da tinta seja retirado.

– Não durma com os cabelos molhados, isso modifica a estrutura dos fios. A situação ainda piora se dormir com os cabelos presos: como eles ficam mais elásticos por causa da química, vão se quebrar com muita facilidade e ficarem com marcas. O ideal é secar corretamente antes de dormir.

Produto indicado: Linha Pós Química

Fracos e com queda

Para muitos, perder fios capilares representa um problema desesperador, pois, diversas vezes, a queda dos cabelos é interpretada como início de calvície. Entretanto, os dermatologistas são unânimes em ressaltar que, além de ser normal cair de 50 a 200 fios por dia, a queda excessiva de cabelo pode ser consequência do uso de produtos químicos, infecções, estresse, uso de medicamentos, anemia e até dieta pobre em proteínas, problemas que podem ser revertidos quando tratados.

Para ajudar no tratamento, cabelos quebradiços, com pouco volume na raiz e com excesso de queda de fios podem contar com produtos e tratamentos cosméticos que garantem equilíbrio ao couro cabeludo e recuperam a força do fio.

Produto indicado: Linha Controle de Queda

Cacheados, crespos ou ondulados

Cabelos cacheados são o tipo mais sensível de madeixas e precisam de tratamento especial. Por serem frágeis, sofrem com muito frizz em dias de umidade, costumam armar depois de seco, além de terem mais tendência ao ressecamento. Por isso, esse tipo de cabelo deve receber muitas hidratações, porque quanto mais saudável o cabelo, mais definido e bonitos os cachos ficam.

Produto indicado: Ativador de Cachos