Os 5 piores inimigos da pele

Apenas nos últimos setenta anos, a expectativa de vida dos brasileiros subiu cerca de três décadas, o que só foi possível através da adoção de práticas para uma vida mais saudável. E, na hora de cuidar da beleza, a receita não é diferente, sendo fundamental investir em ações e produtos corretos para manter a pele hidratada e cheia de vitalidade. Confira quais os cinco piores inimigos da pele no post de hoje!
O sol é uma importante fonte de vitamina D, essencial para manter o equilíbrio mineral do corpo, contudo, em excesso os raios solares podem causar problemas, especialmente à pele. Os raios UVA e UVB danificam as fibras de colágeno, destroem as paredes dos vasos e alteram a pigmentação, podendo acarretar em doenças como o câncer. Outro grande inimigo é a poluição, que gera um boom de radicais livres e acaba lesando as células.
Muita gente não sabe, mas o excesso de açúcar, ou seja, o consumo exacerbado de alimentos que elevam a glicemia, acarreta no processo de glicação, que interfere na renovação celular e na produção de colágeno da pele. O cigarro também deve ser evitado, uma vez que a nicotina danifica o DNA das células.
Por fim, o descanso inadequado e o estresse também prejudicam a pele, já que desregulam os hormônios – alguns fundamentais para a recuperação da pele após danos ocasionados por fatores externos. Além disso, esquentar muito a cabeça com os problemas acaba induzindo a produção de radicais livres, o que afeta o fornecimento de colágeno.