Cabelos ressecados? Nunca mais!

Você sabe a diferença entre cabelos secos e ressecados?
Os cabelos secos são naturalmente secos, ou seja, produzem pouca oleosidade na raiz e em sua fibra capilar. Já os cabelos ressecados são aqueles danificados por motivos externos, como sol, poluição, secador ou por processos químicos como a coloração e o relaxamento.
Mesmo surgindo por motivos diferentes, estes tipos de cabelos se beneficiam com os mesmos tratamentos, porém o tratamento dos fios ressecados precisam ser um pouco mais intensificados. Confira algumas dicas para tratar de vez suas madeixas:
1. Use o shampoo e condicionador adequados
O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos tem o seu pH alterado, ficando mais alcalino que o normal. Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos dos fatores externos. A maior parte dos xampus tem o pH alcalino, o que piora este quadro. O ideal para limpar sem causar dano é utilizar shampoos de pH neutro.
Já o objetivo do condicionador é simular o sebo normal produzido pelo couro cabeludo, tornando os cabelos mais fáceis de pentear, brilhantes e macios. Eles também recondicionam cabelos danificados quimicamente por excesso de escova, uso de secadores, permanentes e clareamento.
2. Cuidado com a temperatura da água
A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados. Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios.
3. Aplique leave-in e seruns
Assim como a pele que precisa de protetor solar, o cabelo também sofre os efeitos da exposição aos raios ultravioletas. Hoje existem cremes para pentear ou cremes sem enxágue que não deixam resíduos e selam as cutículas capilares, evitando que o cabelo fique mais ressecado.
Para selar as cutículas, invista em produtos, como reparadores de pontas, que ajudam o cabelo a se recuperar. Esses produtos têm a capacidade de formar um filme protetor ao redor dos fios, que gruda as escamas que se soltaram devido ao dano da cutícula. Isso leva a uma aparência brilhosa e maior maleabilidade, evitando a quebra, além de reduzir o frizz ou eletricidade estática.
4. Faça máscaras de hidratação em casa
Para os cabelos ressecados é recomendada a aplicação de máscaras de hidratação cerca de duas vezes por semana, no lugar no condicionador. Após sair do banho, retire a umidade do cabelo e aplique a máscara. Assim, a hidratação no salão passa a ser necessária apenas uma vez por mês.
Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação tem ação imediata, ideais para os dias mais corridos. Ampolas de tratamento e condicionadores têm uma função em comum: selar as cutículas do cabelo. Se você usar o condicionador antes das ampolas de tratamento, ele selará as cutículas do cabelo, impedindo a ação delas. Lembre-se também que não se deve misturá-las a xampus, condicionadores e cremes de hidratação, pois isso pode alterar a fórmula dos dois produtos, anulando seus benefícios.